Como Ingressar na Carreira de Decoração de Festas sem Erros!

Como Ingressar na Carreira de Decoração de Festas sem Erros!

Você já pensou em trabalhar com decoração de festas infantis? Já pensou em abandonar sua profissão de formação e dar um novo rumo na sua vida? Já pensou em mergulhar de cabeça no mundo das festas?

Pois eu já! A ponto de, atualmente, estar trabalhando exclusivamente com o que realmente amo fazer: o encantador universo festeiro... Lugar que me identifiquei e hoje me realizo profissionalmente.

Sou nutricionista clínica por formação, atuei por quase 14 anos na área da saúde. Mas abandonei minha carreira e mergulhei - sem arrependimentos - nesse ramo de festas.

Há 7 anos vivo profundamente envolvida com festas e fundei o “Festejar com Amor”. Foi, sem dúvida, uma das melhores escolhas que fiz na minha vida.

Pensando em você, resolvi mostrar a vivência e a experiência de uma grande profissional de sucesso do meio de decoração de festas infantis. A finalidade é te ajudar a tomar essa importante decisão, porque envolve uma profunda mudança na carreira profissional.

Fiz uma entrevista exclusiva com a empreendedora Kely Pinheiro, da empresa Bella Fiore. Ela compartilha agora toda a sua trajetória de sucesso desde quando decidiu investir e atuar profissionalmente com decoração de festas. 


 

Perfil da empreendedora Kely Pinheiro, proprietária da empresa de decoração de festas "Bella Fiore":

Kely Pinheiro é advogada por formação. É casada, mãe de um lindo menino de 4 anos chamado Bernardo. Kely tomou a decisão de abandonar a sua antiga carreira para se dedicar a uma nova paixão.

Ingressou em diversos cursos de design floral nos EUA, e descobriu um novo talento, que resultou em uma empresa de sucesso.

Inicialmente atuando no mercado de casamentos, a sua empresa “Bella Fiore” se solidificou nos últimos anos na área de decoração de festas personalizadas em Brasília. Sua empresa adquiriu notoriedade neste meio e firmou grandes parcerias.

 

Como Ingressar na Carreira

Kely Pinheiro, proprietária da empresa de decoração de festas “Bella Fiore”.

 


"Festejar com Amor" entrevista:

 

1) Kely, quando você decidiu iniciar no mercado de decoração de festas?

Kely Pinheiro: A decoração de festas entrou na minha vida em 2006, durante os preparativos do meu casamento. Considero que este foi o meu primeiro grande projeto, pois, apesar de não ter feito a decoração em si, participei de todo o desenvolvimento do conceito: pesquisei freneticamente, busquei referências, aprendi nomes e tipos de flores... Ao final, o resultado foi único! Mais especial impossível!

Definitivamente, este foi meu ponto de partida.

Após o meu casamento passei um ano morando em Chicago, nos EUA. E lá comecei a fazer cursos em design floral e trabalhar com grandes decoradores. Quando retornei ao Brasil, em 2007, abri a “Bella Fiore” e comecei a atuar profissionalmente com decoração de festas e eventos.

2) Qual foi a sua maior motivação para abrir a empresa Bella Fiore?

Kely Pinheiro: Ao ver todo o sonho do meu casamento materializado em uma decoração linda, romântica, atemporal e especialmente personalizada, algo despertou em mim. Um desejo enorme de receber, criar, fazer parte dos momentos de grande alegria e realização das pessoas...

Este desejo culminou na fundação da Bella Fiore Decoração de Eventos.

E desde o início eu tenho uma filosofia de trabalho: fazer o cliente se sentir especial, cuidar para que cada festa tenha sua identidade, e estar sempre atenta aos mínimos detalhes, de forma que o resultado final seja perfeito.

 

Como Ingressar na Carreira

Kely Pinheiro, proprietária da empresa de decoração de festas Bella Fiore.

 

3) Hoje, além de decorar, você também ministra cursos para a área de decoração de festas. Qual foi a sua grande motivação em compartilhar todo o seu conhecimento no ramo de organização de festas?

Kely Pinheiro: De fato, tenho realmente me dedicado a disseminar informações e conteúdo de qualidade, pensando sobretudo nas pessoas que acreditam, assim como eu, que é possível proporcionar momentos extraordinários por meio de uma decoração diferenciada.

Em 2011 criei o blogbellafiore.com, no qual passei a compartilhar algumas experiências. Depois veio a página no Facebook, os Workshops presenciais, as sessões de coach, o canal no Youtube, o livro “Bella Fiore - Festas Infantis”, o curso online e os e-books, e em breve pretendo lançar vídeo-aulas.

É uma honra ser fonte de conhecimento não só para profissionais de longa data e iniciantes que estão dando seus primeiros passos, como também para mamães, titias, avós, irmãs, noivas, cunhadas e amigas que são entusiastas dedicadas e amadoras talentosas.

Há 10 anos eu estava na mesma posição que elas, fazendo incansáveis pesquisas e buscando referências para o meu casamento.

Portanto, sei a diferença que um conteúdo de qualidade pode fazer!

Estar agora compartilhando o que aprendi ao longo desses anos é extremamente recompensador.

Inclusive acabamos de lançar um programa direcionado para quem não é profissional, mas se empenha em dar toques especiais em celebrações da família e de amigos.

É o programa "De Amadora à Decoradora em 3 semanas".

As inscrições já começaram, e são por tempo limitado! Tem a versão gratuita e a versão Plus, e é 100% online. Ou seja, qualquer pessoa que ama festejar com amor pode participar!

 

Como Ingressar na Carreira

Kely Pinheiro, proprietária da empresa de decoração de festas Bella Fiore.

 

4) Kely, durante todos esses anos como proprietária de uma empresa de decoração de festas, teve algum momento em que pensou em desistir?

Kely Pinheiro: Eu sou formada em Direito, fiz pós-graduação e atuava em um grande escritório de Advocacia em Brasília.

Posso dizer que, como advogada, eu estava caminhando em direção a uma carreira bem consolidada.

Até que veio o meu casamento. Logo em seguida passei 1 ano morando fora do Brasil. E, assim que voltei, abri a “Bella Fiore”.

De advogada promissora a decoradora iniciante foi um salto, do qual eu jamais poderia me arrepender. Por quê? Porque foi uma transição natural, a qual eu me permiti passar.

Assim como um dia eu decidi trilhar o caminho do Direito, e o fiz com dedicação e seriedade, em um determinado momento eu decidi abraçar um novo propósito e ir em frente, com igual determinação e compromisso.

Passei por grandes desafios. Afinal, nem tudo são flores. Mas graças ao apoio da minha família e a consciência de que tudo é construído com trabalho e persistência, cheguei até aqui!

 

Quando temos clareza do nosso propósito, desistir não é uma opção.

 

Como Ingressar na Carreira

Produção de Batizado assinada por Kely Pinheiro da empresa de decoração de festas “Bella Fiore”.

 

5) É muito difícil criar a própria identidade no mercado de decoração de festas?

Kely Pinheiro: Não acho que seja difícil.

Acredito que cada pessoa tem seu próprio estilo e o olhar pode ser treinado com muita pesquisa e busca por inspiração. Não só na decoração de festas propriamente dita, mas em tudo que há de belo.

Estou sempre atenta ao que está sendo lançado fora do Brasil para adiantar certas tendências aqui.

Digo “certas” porque nem tudo que está na moda me agrada. Mas preciso estar antenada para o que está sendo explorado, pois cada tendência de moda e decoração que surge no mundo é precedida de um amplo estudo de marketing e de aceitação do público.

A cada dia que passa fico mais impressionada com as criações das minhas alunas e em como cada uma delas está assumindo para si uma identidade própria, buscando explorar temas inovadores, atenta às novas tendências, e se empenhando para se destacar.

 

Mas claro, é preciso querer e se dedicar para ser notado.

 

Como Ingressar na Carreira

Produção assinada por Kely Pinheiro, proprietária da empresa de decoração de festas “Bella Fiore”.

 

6) Kely, na sua opinião, quais são os 3 maiores erros que normalmente as pessoas cometem quando entram no mercado de decoração de festas?

Kely Pinheiro: O primeiro erro, sem dúvida, é a falta de preparação para o negócio.

Não basta amar decorar e ter bom gosto, é preciso se preparar para ser empresária.

Mesmo uma microempresa, formada por uma única pessoa, precisa ser organizada de forma profissional.

A apresentação visual, posicionamento de mercado, apresentação nas redes sociais, preocupação com o cliente, e principalmente planejamento financeiro, são essenciais para o negócio dar certo.

O segundo ponto é não saber como precificar o próprio trabalho.

Realmente é muito difícil colocar preço em serviço, e especialmente convencer o cliente de que o seu trabalho vale quanto custa.

Eu mesma demorei muito para aprender a cobrar de maneira correta. Mas acredito que encontrei uma forma justa e honesta de precificar o meu trabalho. Recebo inúmeros e-mails e mensagens de decoradoras dizendo que a maior dificuldade que enfrentam é em relação à forma de cobrar.

E foi pensando nisso que criei um e-book detalhado sobre tudo que deve ser considerado na hora de passar um orçamento, e de como organizar internamente as finanças para que você saiba se está cobrando de maneira correta.

O terceiro ponto é a falta de comprometimento com o cliente.

Estar começando no mercado não é desculpa para prestar um serviço ruim e deixar o cliente insatisfeito.

Hoje é possível começar no mercado com muito mais conhecimento do que eu tinha, por exemplo, quando iniciei.

E por isso para ajudar quem busca prestar um serviço de excelência ao cliente, a “Bella Fiore” oferece cursos online, curso presencial, workshops, e-books, coaching, e todo o aparato necessário para instruir quem quer entrar no mundo de festas e deixar uma boa impressão desde o início.

 

Como Ingressar na Carreira

Produção Bella Fiore. Fotografia Quitandoca

 

7) Kely você tem alguma dica valiosa para nos passar sobre sites ou livros da área de decoração de festas para quem deseja adquirir mais conhecimento nesse ramo?

Kely Pinheiro: Mesmo utilizando muito a internet para minhas pesquisas, não abro mão de livros de decoração.

Sempre que me perguntavam indicações de livros eu sugeria vários estrangeiros, porque no Brasil não encontrava nenhum no assunto, especialmente para decoração de festas infantis.

Esse foi o grande motivo que me impulsionou a dar vida ao grande sonho que sempre tive de escrever um livro sobre o tema (Bella Fiore - Festas Infantis), não só com fotos mas todo o conteúdo necessário para quem ama decorar festas.

Para decoração eu indico os seguintes livros: Bella Fiore - Festas Infantis (Kely Pinheiro), Arranjos Florais: Técnicas e Projetos Passo a Passo (Mark Welford), Celebratori (Tori Spelling), Sweet Designs: Bake it, Craft it, Style it (Amy Atlas), Eat More Dessert (Jenny Keller).

Para negócios: A Estratégia do Oceano Azul (Kim, W. Chan / Mauborgne, Renée), e Negócios Digitais (Alan Pakes).

Sobre sites, o céu é o limite!! São tantos que mal consigo listar aqui, e por isso indico o Pinterest como a maior fonte de pesquisa e inspiração da Internet.

 

Como Ingressar na Carreira

Produção Bella Fiore no tema Bailarina.

 

8) Com todo o seu conhecimento e anos de experiência no mercado de decoração de festas, o que você pode nos dizer sobre o papel das parcerias para o sucesso ou o insucesso na vida profissional de uma Decoradora de Festas?

Kely Pinheiro: As parcerias são essenciais para o crescimento no mercado de festas, e em vários outros mercados na verdade.

Uma bela decoração precisa de muitos elementos: doces, bolos, flores, peças, descartáveis... Uma decoradora iniciante pode formar parcerias com empresas destas áreas e fazer produções para começar a criar seu portfólio.

Eu mesma tenho muitos parceiros, não só em Brasília mas também em São Paulo e em várias outras cidades.

Eles estão sempre dispostos a participar dos nossos workshops, produções e editoriais, pois sabem que sou muito séria e sempre me preocupo com o retorno que eles também terão nestes eventos.

Além de parceiros são também meus fornecedores para festas, e me orgulho em dizer que nunca tive uma parceria fracassada.

 

O que aconselho para quem está começando agora é: respeite seus parceiros, sempre dê os créditos quando forem postar, esclareça sempre com antecedência os moldes da parceria, não pense só no que você irá ganhar mas também no que pode oferecer, e cumpra sempre o que prometeu!

 

Como Ingressar na Carreira

Aniversário de criança, decoração, Decoração de festas infantis, decoração infantil, Dicas para festas, guia de festas, party ideas

 

9) Kely, para quem sonha em ser uma Decoradora de Festas de sucesso, qual seria o primeiro passo?

Kely Pinheiro: Para quem sonha em ser uma decoradora profissional, deve seguir os conselhos que dei acima e buscar se profissionalizar desde o início.

Conhecer o mercado, conhecer a concorrência, saber qual seu público-alvo, prestar um serviço de qualidade e saber passar a mensagem correta.

 

Como Ingressar na Carreira

Produção assinada por Bella Fiore no tema Quitandinha. Fotografia Tarciana Araujo.

 

10) Para encerrarmos nossa matéria exclusiva, qual mensagem você deixa para quem pretende se engajar no mercado de decoração de festas?

Kely Pinheiro: Trabalhar com a criatividade e proporcionar momentos inesquecíveis na vida das pessoas é algo mágico.

Nós, decoradores e organizadores de festas, somos realizadores de sonhos, e isso é impagável.

 

Seja dedicada, tenha foco, estude muito, e não desanime na primeira queda, porque muitas virão antes do sucesso.

 

Ah, e claro, coloque muito amor no que faz. Porque não existe glamour na nossa profissão.

Acordamos muito cedo e dormimos muito tarde, dia de montagem é dia de muita ralação, precisamos lidar com contratempos, e perder os nossos finais de semana para fazer a alegria de outras pessoas. Mas depois você acorda desejando fazer tudo de novo!

 

Como Ingressar na Carreira

Produção “Bella Fiore”. Fotografia “Delicado Amor”.

 


Essa foi nossa entrevista exclusiva com essa renomada empreendedora do mercado de festas.

 

Fiz essa matéria pensando em te ajudar a começar uma nova carreira voltada para o ramo de festas e também ajudar você que já atua no mercado de festas mas não está conseguindo ter resultados positivos.

 

Vimos que não basta ter apenas bom gosto e paixão por festas para se aventurar nesse mercado, tem que se dedicar, se aprimorar, atualizar, estudar bastante e investir.

Sem investimento não há qualificação rumo à profissionalização.

Há vários cursos hoje no mercado de decoração de festas e você deve optar por aquele(s) que seja(m) o mais completo e mais condizente com o seu perfil.

A "reciclagem" também é fundamental e deve ser uma constante na vida de todo e qualquer profissional, independentemente do ramo do qual atua.

Abaixo selecionei fotos de alguns trabalhos executados pela decoradora de festas Kely Pinheiro para você se inspirar e conhecer um pouco mais do seu talento.

1) Tema - Mickey Marinheiro:

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.

 

Como Ingressar na Carreira

Festa Mickey Marinheiro produzida por Bella Fiore com Fotografia de Tarciana Araújo.


 

2) Tema - Jardim das Borboletas:

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandoca.

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandoca.

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandcoca.

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandcoca.

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandcoca.

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandcoca.

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandcoca. Aniversário de criança, decoração, Decoração de festas infantis, decoração infantil, Dicas para festas, guia de festas, party ideas

 

Como Ingressar na Carreira

Tema Jardim das Borboletas produzida por Bella Fiore com fotografia de Quitandcoca.

 


Gostou dessa matéria sobre decoração de festas? 

Não deixe de ler os artigos a seguir, tenho certeza de que você também vai gostar:

Chá de Revelação

Chá de Bebê

Festa Flamingo

Festa Fazendinha

Deixe aqui embaixo nos comentários a sua opinião. Participe e mostre esse artigo para aquela sua amiga que sonha em ser decoradora. Tenho certeza de que isso a ajudará bastante.

Gostaria de ver um profissional de festas que você admira muito sendo entrevistado por aqui?

Escreva o nome dele nos comentários e o que gostaria de saber mais detalhadamente da sua profissão. Quem sabe seu ídolo não será nosso próximo entrevistado?

 Com carinho,

Cris Rezende

Por Cris Rezende, mãe das princesinhas Isabella e Beatriz. Fundadora do Festejar com Amor.

Save Salvar Salvar Salvar
Compartilhe este post...
Post anterior Próximo post

Comentários

  • Ana Lidia - November 15, 2018

    Nossa que blog lindo e caprichoso, parabéns tudo lindo e me ajudou muito, eu penso em engressar nessa área.

  • Alessandra - November 09, 2018

    Olá!! Gostaria de trabalhar neste ramo de festas mas não sei muito bem por onde começar poderia me ajudar?

  • Débora - September 08, 2018

    Olá…acabei de realizar o sonho de minha filha com decoração e tudo mais….ficou muito lindo ela se casou e acho que está abrindo um desejo de ser decoradora de festas mas não sei nem por onde começo…me ajude por favor como dou inicio nisso bjssss

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Olá, Analice! Para saber mais sobre o curso, acesse a página da Bella Fiore: http://blogbellafiore.com/

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Isso mesmo Sheilla, também tenho certeza que você não vai se arrepender. beijos. Cris.

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Oi Raquel. Fico feliz que você tenha se encorajado a ingressar no universo de festas. Bjos. Cris.

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Oi, Sandra! Fico feliz que você tenha gostado das dicas. Beijinhos. Cris.

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Olá, Vanessa! Para saber mais sobre o curso, acesse a página da Bella Fiore: http://blogbellafiore.com/

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Olá, Roberta!! Que bom que você tenha conseguido se inspirar a ingressar no universo de festas. Boa sorte para você! Beijinhos. Cris Rezende.

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Que legal, Juliana! Espero que você tenha muito sucesso nessa linda carreira. Bjs

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Olá, Elizabeth! Existem muitos cursos. O eduk tem vários e o preço é bem em conta: https://www.eduk.com.br/buscar?q=festa%20infantil

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Olá, Célia! Para saber mais sobre o curso, acesse a página da Bella Fiore: http://blogbellafiore.com/

  • Sheila Oliveira - September 07, 2018

    Entrevista motivadora. É maravilhoso ver relatos de pessoas que nos inspiram. Estou me formando em enfermagem mas trabalho a um tempo no ramo de festas, quero me aprofundar, sem dúvidas de que não irei me arrepender!

  • Analice Santos - September 07, 2018

    Gostaria de saber por onde começa esse negócio!

  • Raquel - September 07, 2018

    Depois de ler essas postagens, me sinto encorajada para ir em busca de meus sonhos.
    Obrigada!

  • Sandra - September 07, 2018

    Tudo muito lindo, adoro decorar

  • Vanessa - September 07, 2018

    Ola!
    Qual o valor do curso, e em que local de Sp e datas ele é ministrado?

    Obrigada,
    Vanessa

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Célia Ferreira e Priscila Machado Rodrigues é só vocês seguirem nosso Instagran e também o da Bella Fiore para ficar sempre por dentro das agendas de cursos e diquinhas!
    Beijinhos!

  • Cris Rezende - September 07, 2018

    Oi, Priscila. Estamos planejando em breve lançar um novo artigo para falar mais sobre o assunto. Aguarde. Beijinhos.

  • Roberta Araújo - June 08, 2018

    Você tem razão em dizer que sua entrevista com a Kely Pinheiro realmente é para ajudar, para mim foi até emocionante, estou num momento impar da minha vida e a decisão é ir para o segmento de festa, no início locação de móveis, porém quando leio e me aprofundo sobre festas e quais são as tendências de móveis sinto uma emoção enorme e uma alegria quando falam das decorações. Achei fundamental cada palavra da entrevista com a Kely Pinheiro e só tenho a agradecer a vocês duas por tanta generosidade. Compartilhar o conhecimento, as experiências, a realidade, é tão rico e vocês fizeram sabiamente. Espero que um dia eu possa ser uma pessoa tão conhecedora quanto. O que mais me marcou foi ler que o trabalho é duro, mas existe a recompensa da própria realização pessoal. Parabéns e muito obrigada!

  • Juliana - June 08, 2018

    Adorei a entrevista, adorei as dicas, sempre fui apaixonada em decorações, mais sempre muito insegura de como começar, formação em engenharia. Mais estou empenhada em seguir com meu sonho.

  • Elizabeth Barbosa - June 08, 2018

    Olá Cris só iniciante no ramo de decoração e gostaria muito de mais informações

  • Célia Ferreira - June 08, 2018

    gostaria de saber mais sobre o assunto

  • Priscila Machado Rodrigues - May 04, 2018

    Olá gostaria de saber mais sobre o assunto.

  • Cris Rezende - May 01, 2018

    Oi Thamirys! Seja muita bem vinda ao ramo de festas. Acompanhe nossas ideias, dicas e lançamentos de produtos e fique sempre por dentro do que está acontecendo. Se precisar de algo é só falar. Beijinhos. Cris Rezende.

  • Cris Rezende - May 01, 2018

    Olá, Débora!! Fico muito feliz que você tenha se inspirado a ingressar nesse lindo universo de festas. Sucesso para você! Beijinhos. Cris Rezende.

  • Thamirys - May 01, 2018

    Olá Cris, sou Thamirys, formada a 9 meses em designer de interiores, e quero muito entrar no ramo de decoração de festas, casamentos…

  • Débora - April 26, 2018

    ola Cris Rezende , sou iniciante no ramo da decoração e eu gostei muitas das dicas , e me inspirei mais ainda nessa profissão obrigado pelas frases e tbm pela entrevista.

Deixe um comentário